Venda
A venda de um negócio é uma atividade bastante complexa que incorpora as fases: Alinhamento dos Acionistas, Planejamento, Engajamento, Execução e Pós Venda.
1. Alinhamento dos acionistas
A análise técnica pode responder perguntas como:
-
Manter a empresa é a melhor destinação do capital (financeiro, humano etc.) que foi acumulado ao longo dos anos pelos sócios? Ou a melhor opção é realizar a venda e investir o capital em outras aplicações?
-
Quanto vale a empresa?
Perguntas como estas podem ser respondidas por um análise iminentemente técnica, entretanto a decisão de venda muitas vezes transcende o aspecto puramente técnico e envolve também o aspecto humano. Temos uma equipe de profissionais especializados em buscar o alinhamento dos sócios em torno de um objetivo.
2. Planejamento
Esta é uma fase crítica do processo. Seu objetivo é:
-
Entender os principais drivers de sucesso da empresa e com isso desenvolver uma tese de investimento que será apresentada aos potenciais compradores.
-
Identificar as iniciativas que possam aumentar o valor da empresa a curto prazo (Destravamento do EBITDA).
-
Determinar qual é o valor justo da empresa antes e depois do Destravamento do EBITDA.
-
Definir o universo de potenciais compradores e quais seriam as sinergias de cada um deles. Estas sinergias irão impactar positivamente no valor da venda da empresa.
3. Engajamento
Nesta fase se implementa as iniciativas identificadas no planejamento de modo a preparar a empresa para a venda.
Nesta fase também se realizam os materiais que serão utilizados no processo de venda.
-
Teaser – material inicial que será enviado ao universo de potenciais compradores sem que se identifique a empresa.
-
Acordo de Sigilo – Contrato visando proteger a empresa do uso indevido das informações compartilhadas.
-
Memorando de Informações – Material enviado para interessados no negócio.
-
Data Room, etc.
A definição dos executivos que serão envolvidas na empresa é feita em conjunto pela TBB e os sócios. Estes executivos serão treinados para contatos com potenciais compradores, colaboradores, clientes e fornecedores de modo a estarem alinhados com o modelo de criação de valor.
Evitar a contaminação das atividades normais da empresa com a atividade de venda é também prioritário, pois pode acarretar em problemas com a equipe, clientes, fornecedores, etc.
Instabilidades geradas pela venda tanto dentro da empresa quanto no mercado são evitadas pelo uso de instrumentos legais (acordos de sigilo) e de boas práticas no processo assim como o envolvimento dos executivos quando estritamente necessário.
4. Execução
-
Contatos iniciais e atração de potenciais compradores.
-
Negociação.
-
Fechamento com o acompanhamento dos sócios.
-
Suporte na execução dos contratos.
-
Suporte na definição das regras de transição.
5. Pós Venda
Se necessário orientamos os sócios na formação de uma Family Office para aplicação dos recursos obtidos na transação ou ainda na elaboração de uma estratégia de aquisição de novos negócios, visando sempre a perenização da riqueza.
