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As dores do crescimento

 

Houve uma época na qual acreditava-se (e de fato acontecia) que o ano começava depois do carnaval., Eu mesmo já enviei votos de Feliz Ano Novo na Quarta-Feira de Cinzas.

Nossos clientes atuam em diversos segmentos, o que nos permite ter uma sensibilidade geral da economia, embora, sem o rigor científico que uma pesquisa exigiria. Notamos um otimismo generalizado corroborado pelos resultados de janeiro, pelo forecast de fevereiro e também pela alta expressiva da bolsa de valores que, em última análise, pode ser considerada como uma estimativa do valor de  capitalização de mercado das empresas listadas. 

Apesar da batalha silenciosa, mas evidente, entre a velha política tentando sobreviver e a nova política tentando estabelecer um novo padrão, é difícil termos um prognóstico claro do futuro. De qualquer forma, acredito que a necessidade de uma reforma no sistema previdenciário é quase um consenso, mais por necessidade do que por convicção, e que uma reforma simplificadora no sistema tributário e no código penal possam ser conseguidas. 

É pouco, mas suficiente para garantir algum crescimento em 2019 e nos próximos dois ou três anos.

Existe uma capacidade ociosa relevante na nossa economia e, portanto, pode-se esperar que um investimento não seja necessário para o aumento de capacidade instalada. Como se sabe, o investimento em capacidade instalada, em um primeiro momento, alavanca emprego e indústrias de base, mas este efeito não será muito intenso até que o excesso de capacidade instalada seja absorvido pelo aumento da demanda.

O otimismo dos empresários e investidores quanto ao desempenho das empresas pode concretizar-se via demanda. A população em geral pode continuar entusiasmada com o novo governo mantendo a redução da propensão marginal à poupança. Este, pode ser um teste prático da relevância dos meios de comunicação. A democracia direta via redes-sociais advogando o otimismo ou via meios de comunicação de massa tradicionais não tão otimistas. Veremos, no final, se teremos  uma profecia autorrealizável (self-fulfilling prophecy) ou não. 

Na experiência da nossa prática, um elemento raramente considerado pelos empresários e investidores é a dor implícita ao crescimento. Quando refiro-me a dor,  quero dizer que o crescimento das vendas traz uma necessidade de aumento de caixa a reboque, a qual muitas vezes não é considerada pelos empresários e investidores, levando as empresas a uma situação crítica e controversa. As vendas estão indo bem, mas não conseguimos pagar as contas, como é possível?

 

Abaixo mostramos alguns fatores que podem levar a essa situação desagradável e crítica. 

 

Capital de Giro. Este é praticamente um efeito mecânico do aumento de vendas. As empresas via de regra financiam seus clientes, uma vez que o prazo médio de recebimento (DSO) dos clientes é maior do que o prazo médio de pagamento aos fornecedores (DPO). É claro que existem exceções à regra. como exemplo, o segmento supermercadista que vende praticamente à vista e paga aos seus fornecedores a prazo. Nesse caso, a necessidade de aumento de capital de giro não ocorre nos supermercados, mas em seus fornecedores.

 

A gestão deste efeito exige uma analise técnica da composição do prazo médio de recebimento, englobando a sua distribuição (por exemplo, quanto das vendas são pagas em 15 dias, 30 dias etc.) e, a partir disso, explicitar uma segmentação de clientes adotando este critério. A seguir, pode-se verificar qual a margem de contribuição obtida em cada um desses segmentos: em nossa experiência, em mais de 80% dos casos, fica evidente a necessidade de revisão da política comercial e do posicionamento de produto, inclusive na prioridade de novos itens em segmentos específicos e a descontinuidade de alguns itens também em segmentos específicos.

 

Outra vertente é a análise de alternativas de financiamento dos clientes. Programas do tipo Compor ou Vendor podem até, em alguns casos, se transformar em fontes de receita. Essas alternativas exigem um alto grau de conhecimento financeiro e uma capacidade de negociação junto aos agentes financiadores

 

Políticas de compras também podem resultar em uma fonte viável de financiamento. à medida que o prazo médio de pagamento a fornecedores se alonga, há um efeito mecânico do aumento da disponibilidade de caixa. Existem possibilidades de negociação que podem facilitar o aumento do prazo de pagamento, tais como programação anual de compras, programas conjuntos de desenvolvimento etc. 

 

Limitações Operacionais. O país está se recuperando da pior recessão que experimentou desde a instituição da República. Praticamente todas as empresas tiveram a necessidade de rever seus processos e quadro de funcionários como ferramenta de sobrevivência e passaram a operar no limite. 

 

A melhora das vendas vai exigir uma revisão de processos e, portanto, do quadro de funcionários, possivelmente antes da necessidade de investimento em ativo fixo. Em outras palavras, aumento do custo fixo e, consequentemente, da necessidade de caixa para despesas recorrentes.

 

O dilema está em aumentar os custos e sustentar o crescimento, ou manter como está e perder clientes e oportunidades.

 

Oportunidades de Novos Produtos e Serviços. É muito semelhante ao caso anterior. Em situações de recuperação econômica surgem naturalmente novas oportunidades de produtos e serviços, e com as oportunidades, o aumento da necessidade de caixa.

 

A conclusão básica desta fase da recuperação da economia é: 

 

Empresas que obtenham recursos por meio de uma engenharia financeira e operacional adequada e que consigam mediante de uma análise operacional e disciplina estratégica, investir estes recursos em iniciativas que apresentem a melhor rentabilidade possível, crescerão acima da média do mercado e possivelmente irão capturar negócios e oportunidades de seus concorrentes.

A nossa expêriencia é que empresas que se disponham a este tipo de análise e disciplina operacional mantenham esse círculo virtuoso de crescimento, muitas vezes assumindo uma posição de liderança de mercado e tornando-se mais competitivas e resilientes em caso de crise.

 

A dificuldade de caixa em momentos de crescimento — dor do crescimento —  pode ser uma grande oportunidade para as empresas assumirem uma disciplina operacional e estratégica.

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